OS FIDALGOS DA TROFA
INFO
   O Rancho Folclórico Infantil "Os Fidalgos" foi fundado em 1985, por uma comissão de festas, com a finalidade de angariar fundos pelo carnaval para essa mesma festa, usando na altura o nome de "Assim é Portugal”, cantando e dançando modas de todo o País.
   Dado o entusiasmo criado, a comissão tomou a iniciativa de continuar com o projeto do Rancho para atuar num festival de folclore na referida festa.
   Dado o sucesso da atuação, a comissão sentiu-se na obrigação de dar seguimento ao mesmo, sendo um ano mais tarde formada a Associação Cultural e Recreativa “Os Fidalgos da Trofa”.
Ler mais...
   Durante estes anos, esta associação dedicou-se em particular a atividades para crianças e jovens, sendo de realçar o Folclore, Futebol e o Teatro.
As cantigas e danças do Rancho Folclórico Infantil “Os Fidalgos” têm origem na nossa região, desde a zona serrana de Águeda até ao Baixo Vouga.
   Os trajes usados tentam recriar as classes e os ofícios do nosso povo, lembrando assim os costumes e tradições dos antepassados desta região.
“Os Fidalgos da Trofa” têm atuado em diversos festivais de Folclore e ainda em múltiplas manifestações culturais e de caracter solidário, de Norte a Sul de Portugal, contando também com duas atuações em festivais em França.
O nome “Os Fidalgos” foi dado em homenagem a D. Duarte de Lemos, Senhor e Fidalgo da Trofa.
Trofa do Vouga, situada no concelho de Águeda, entre a margem esquerda do Rio Vouga e a margem direita do Rio Águeda, tem um Monumento Nacional, o Panteão dos Lemos, localizado na sua Igreja, Igreja de S. Salvador.


Copyright © Associação Cultural e Recreativa Os Fidalgos da Trofa 2017

Copyright © Associação Cultural e Recreativa Os Fidalgos da Trofa 2017
OS FIDALGOS DA TROFA